Pages

sábado, 2 de fevereiro de 2013

Movimento estudantil "invade" Pernambuco por reformas



Em janeiro, Recife e Olinda foram pontos de encontro de milhares de jovens de todas as regiões do Brasil. Os dois municípios pernambucanos sediaram o 14º Conselho Nacional de Entidades de Base e a 8ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE). Já é tradição que estes eventos aconteçam em sequência. O Coneb foi realizado de 18 a 21. E no dia seguinte, já começava a Bienal, que teve seu término no dia 26. 

Alguns membros do Conselho Municipal da Juventude de Santos fizeram parte da delegação da Baixada Santista (e do estado de São Paulo), que viajou três dias de ônibus a Pernambuco a fim de participar destes importantes encontros dos movimentos estudantis. 

A reforma universitária foi o principal tema em pauta no 14ª Coneb, que reuniu cerca de quatro mil representantes de Centros e Diretórios Acadêmicos de todo o País, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife. 

Os estudantes expuseram seus problemas, anseios, opiniões e propostas para a melhoria da qualidade do ensino superior brasileiro. Para tal, foram feitos ciclos de debates e grupos de trabalhos. 

No entanto, talvez, o momento mais importante – e emocionante – foi a abertura, com o lançamento da Comissão da Verdade da UNE e a homenagem ao estudante Honestino Guimarães, cujo desaparecimento é atribuído ao Regime Militar (1964-1985). A comissão vai investigar, apurar e esclarecer casos de morte e tortura de pelo menos 46 dirigentes da entidade (a começar pelo desaparecimento de Honestino).

Entre outras questões, foram debatidas a democratização da mídia, o financiamento público de campanhas eleitorais no Brasil, os desafios do Plano Nacional de Educação (PNE), a luta por assistência estudantil nas universidades brasileiras e a democratização do acesso à universidade - com a presença de especialistas renomados.


Bienal - A 8ª Bienal da UNE começou lotando a praia de Casa Caiada, em Olinda. Mais de 10 mil pessoas na faixa de areia para assistir ao show de Lenine, na noite do dia 22. Elba Ramalho, Silvério Pessoa e Alceu Valença também se apresentaram nas noites seguintes.

Segundo a UNE, é o maior festival de estudantes da América Latina, e este ano contou com uma vasta programação de atividades artísticas e culturais, com destaque ao universo nordestino, sendo o homenageado maior Luiz Gonzaga. 

O clima de festa não fez os estudantes se esquecerem nem por um instante das principais reivindicações da UNE. Eram entoadas "palavras de ordem", sempre lembrando os porquês de tamanha reunião de jovens de todo o País. Nem durante a Culturata, uma mistura de passeata e bloco carnavalesco, que percorreu as ladeiras de Olinda, pondo fim a esta edição da Bienal.

0 comentários:

Postar um comentário